“…porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se.
Romanos 1:21
Segundo o dicionário, gratidão é a qualidade de quem é grato; reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.
O idioma hebraico possui uma definição mais ampla desta palavra, a gratidão está diretamente ligada ao comportamento quando recebemos algo bom; em nossa maneira de agir diante do que Deus nos presenteia.
Segundo Claus Westermann, não há nenhuma palavra, no Antigo Testamento, que expresse a ideia de “agradecer”. Quando há o desejo de expressar gratidão a alguém, usa-se o verbo Yadah, “louvar”, ou berek, “abençoar”. Westermann afirma que “o AT não possui o nosso conceito autônomo de agradecimento. A expressão de gratidão a Deus está incluída no louvor, é um modo de louvor.1”
Se quisermos reconhecer a Deus como um pai benevolente, a nossa vida deve refletir de tal modo a nossa gratidão, para que o nosso comportamento diário seja sempre uma expressão de louvor a Deus. Nenhum “obrigado, Deus” vale tanto como nossa reação de eternos adoradores.
É muito fácil, como no versículo acima, perdermos a vontade ou nosso foco de render graças ao Senhor. Deixamo-nos levar por murmurações, pensamentos que não edificam, como por exemplo, sugerir a Deus o modo que ele deve trabalhar em nossa vida. Muitas vezes, somos ingratos e sempre queremos mais.
Esse comportamento não deve moldar o nosso viver. Se é essa a situação em que você se encontra hoje, peça a Deus para ajudá-lo a mudar e te dar um coração grato.
Permita que a sua vida seja um louvor constante em honra do nosso misericordioso Deus, de tal forma, que outras pessoas vejam e sintam o desejo de serem gratas também.
Que a eterna gratidão a Deus molde a sua vida por completo.
Me destes tanta coisa Senhor, dá-me mais uma: um coração grato.
Tomás de Aquino
- WESTERMANN, Claus. The praise of God in the Psalms. Richmond, John Knox Press, 1965. ↩︎

Deixe um comentário.