Eu, porém, lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que perseguem vocês (Mateus 5:44).
Neste único versículo, Jesus nos pediu duas coisas realmente difíceis de fazer: amar os nossos inimigos e orar por eles. Amar as pessoas que estão ao nosso redor, que convivemos diariamente e gostamos, já pode ser difícil, agora imagine amar a quem não gostamos! Mas foi exatamente isso que Jesus nos ordenou a fazer e como discípulos, temos que obedecer, pois é para o nosso próprio bem.
Ele não disse que seria fácil e na verdade não é. Mas quando passamos a amar os nossos inimigos, estamos demonstrando a eles, e a nós principalmente, que a justiça pertence ao Senhor somente; que não somos maiores que o mestre pois, ele mesmo tinha todos os motivos para não amar e perdoar os que o perseguiram, mas ainda assim o fez. Quando passamos a amar os nossos inimigos, ficamos livres de qualquer dor e todo ressentimento.
Mas atenção: Jesus não nos diz para amar somente, mas também a orar por eles. Devemos interceder pelas pessoas que nos fazem ou nos querem mal, pedir a Deus que tenha misericórdia deles assim como de nós também. Para muitos é desafiador, mas creia que ao fazer isso, está agradando a Deus e se tornando um verdadeiro discípulo de Jesus.
Sei que muitas vezes, o fato de possuirmos inimigos independe de nós. Pelo simples fato de professarmos a fé cristã, já é o bastante para alguém nos odeie, mas ame mesmo assim.
Veja o que diz em Lucas 6: 32-34
Pensam que merecem elogios só por amarem os que vos amam? Isso até as pessoas más o fazem! E se fizerem bem somente aos que vos fazem bem, o que tem isso de extraordinário? Até os pecadores procedem assim. E se emprestarem dinheiro só a quem vos puder pagar, que bondade há nisso? Até os mais perversos emprestam aos da sua espécie para depois receberem tudo de volta.
É muito fácil dar amor a quem o quer receber e até nos recompensam com mais amor; o difícil mesmo é amar a quem é indiferente a nós.
Se você tem dificuldades em cumprir este mandamento de Jesus, peça a Deus que te ajude, que mude o seu coração, que te encha de amor pelo próximo mesmo que seja uma pessoa muito difícil; lembre-se que você também pode ser difícil de ser amada e ainda assim, Deus te ama. Não há outra saída para aprendermos a amar os nossos amigos se não for pela oração.
Que Deus nos ajude!

Deixe um comentário.