Existem coisas que não podemos passar nessa vida sem ter desfrutado, a amizade é um delas. Até iria escrever sobre amizade sincera, mas as palavras tem perdido seu sentido e valor originais com o passar do tempo, e referir a amizade como “amizade sincera” seria desvalorizar o seu sentido. Só existe amizade sincera, se não é sincera não é amizade. Só existe amizade verdadeira, se não é verdadeira não é amizade.
Portanto, amizade é o que é, está implícito nesse termo, não é necessário especificar. “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Pv 17:17). Muitos somos agraciados por irmãos de sangue, e na amizade nasce mais um, que é um irmão que podemos contar, que não precisamos ter receio de estender a mão e dizer: “me ajuda”. É o irmão que escolheu ser, que escolhi ter, capaz de se mover sem obrigação em gesto de amor por mim. É a mão estendida que Deus me concedeu. Ninguém pode passar dessa vida sem ter ouvido o “está tudo bem?” de um amigo sem ter estado num tempo difícil e ver alguém sentar ao seu lado só pra saber que tinha alguém ali para poder contar.
É importante ter amigos porque nosso coração nunca vai ser tão nosso quanto quando entregamos ele a alguém. É ter o outro dentro, não perto. O amigo não mora perto nem longe, mora dentro, é parte de nós. Não é só apoio para dias ruins, é alegria para todos os dias, é onde aprendemos a amar. “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu amigo” (Pv 27:17). É sobre alguém que me conhece profundamente e é instrumento usado por Deus para “afiar”, para construir a pessoa que Deus me criou para ser. Não é sobre eu ser do jeito do meu amigo, nem do meu jeito, o amigo afia o outro para que o outro se torne do jeito de Deus. “Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade” (Pv 27:9).
E se o conselho é sincero, nosso amigo é “boca de Deus”, traz a palavra para nós. A amizade é um meio por onde Deus age, é o meio onde podemos nos conhecer pelo olhar do outro, nos abrimos, expomos quem somos não por aceitação, mas por confiança.
@gabrielantunesf

Deixe um comentário.