Doutrinas, práticas e movimentos que enfraquecem o cristianismo
Muitos enxergam a polêmica como sinônimo de brigas e confusões hostis, mas não é bem assim. Polêmica é a prática de provocar disputas, de forma conciliadora, causar controvérsias em múltiplos campos discursivos, como na política, nos livros, na arte, na filosofia etc. Na religião não é diferente, digo mais precisamente referente ao cristianismo protestante. Basta olhar ao nosso redor e veremos os mais diversos assuntos, desde os mais simples aos mais complexos, imersos em discussões, dúvidas e polêmicas.
Já há algum tempo que a igreja vem, infelizmente, mergulhada em modismos sem fim, criando uma teologia estapafúrdia e que atrai muitos cristãos para este meio, desviando da são doutrina do evangelho verdadeiro que contém nas Escrituras Sagradas. A internet tem facilitado o conhecimento acerca da cosmovisão cristã e é uma ótima ferramenta de aprendizagem, pois a pessoas necessitam aprender mais sobre Deus, mas tem proporcionado também heresias sem precedentes.
Com o intuito de aclarar e desmitificar falácias que não condiz com as Escrituras, Augustus Nicodemos[1], baseado na palavra de Deus, aclara muitas contradições e ideias equivocadas a respeito do Reino de Cristo.
O reverendo tem usado a internet para tentar combater várias heresias e assim propagar o evangelho de Cristo edificando muitas vidas. Portanto, tem respondido a muitas perguntas de cunho teológico através desta tecnologia nas mídias sociais.
Este livro é um compilado de textos publicados nas redes oriundos de respostas para aclarar as várias questões polêmicas que são dirigidas a ele. O interessante desta obra, é que não é baseada em que as pessoas querem ouvir ou por achismos da parte do autor, mas sim de respostas baseadas sempre na santa palavra de Deus.
Logo nos primeiros capítulos, o tema abordado já me chamou muito a atenção, pois trata sobre se devemos ou não julgar. Quem nunca ouviu a famosa frase “não julgueis para que não sejais julgados?” É um clássico, não é? Mas muitos têm respostas equivocadas sobre o tema.
Nicodemus nos mostra que somente quem não tem amor pelo próximo é que não o julga quando faz algo que não condiz com as Escrituras:
O Senhor nunca proibiu que julgássemos os outros. O que ele condena é que o façamos de maneira hipócrita, maldosa e arrogante. Julgar é parte essencial da vida cristã. Somos diariamente chamados a exercer o papel de juízes movidos por amor às pessoas e zelo pelas coisas de Deus (p. 31).
Os textos são de uma clareza que até os mais leigos acerca dos assuntos abordados poderão compreender e posteriormente, aprofundar nas questões discutidas no livro.
É claro que podem haver respostas que o leitor não esteja de acordo, mas é bom que pense que os temas discutidos ali servem para que estudemos mais a palavra de Deus, para que busquemos a orientação do Espírito Santo para que abra a nossa mente para uma melhor compreensão de sua palavra; averiguar o que outros autores escreveram sobre o mesmo tema e assim, de acordo com a palavra, tirar suas próprias conclusões. Mesmo que não esteja de acordo, não há nada nelas que desacredite o livro como um todo.
A obra está dividida em oito partes:
- A liberdade de expressão e as contradições
- Jesus e religião
- O amor de Deus e a realidade do inferno
- A igreja e os valores do mundo
- Liderança
- Decência e impureza
- Dons espirituais ontem e hoje
- Fé e razão
Cada parte é definida por um tema e dentro destes temas, há tópicos que serão discutidos.
É um livro com uma linguagem dinâmica, os assuntos não são muito estendidos e assim, a leitura não é cansativa, pois o reverendo consegue “pegar” as questões mais importantes de cada tópico e desenvolver uma reposta satisfatória para os assuntos tratados.
Há dúvidas discutidas neste livro que podem ser as suas. Há assuntos tratados que pode abrir os seus olhos e fazê-lo crescer como cristão. Leia-o sob o crivo da palavra de Deus, é um modo de crescer como cristão.
Autor: Augustus Nicodemus Lopes
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 224
——————————————————————————————————-
[1] Augustus Nicodemus Gomes Lopes é um pastor protestante, escritor, teólogo, professor e conferencista brasileiro e vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Deixe um comentário.