Pelo Porte, Sejam Ganhos Sem Palavra
Estudo ministrado por Paul David Washer
Na Igreja do Salvador, Peru, em junho de 2012.
O texto bíblico também diz: “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra”.
Vejam, há pessoas casadas que vêm a essa igreja, homense mulheres que confessam a Cristo e dizem que não são incrédulos, mas crentes. Porém, mesmo assim, a mulher não quer se submeter ao seu esposo por que ele não é um crente maduro, não é um crente perfeito, pelo contrário, tem muitas falhas, entretanto olhem o que Cristo nos ordena neste texto, ele está dizendo: Mesmo que o seu esposo seja incrédulo, você deve ganhá-lo não com as suas palavras, não com os seus argumentos, mas sim com o seu comportamento. Porém, é muito mais fácil falar do que viver, não é? Aqui podemos ver exatamente o contrário do que fazemos.
Digamos que um homem vem a mim e tem uma ferida bem feia em sua testa, e ele diz: “Paul, eu tenho ido a médicos no Peru e nos Estados Unidos, e eles não descobrem qual é o meu problema, de onde vem essa ferida, a única coisa que posso fazer agora é orar. Você pode orar a Deus e pedir que me mostre por que eu tenho uma ferida em minha cabeça?”. “Claro, irmão, eu vou orar”. Mas eu não somente vou orar, eu sou um homem muito prático e, sem dizer nada, vou observar então vejo que às uma hora da manhã, o seu relógio toca, e você se levanta e bate a sua testa contra a parede, e se deita novamente; às duas horas da manhã, o relógio toca de novo, você se levanta da cama, bate a testa duas vezes na parede; ao meio dia, novamente se golpeia doze vezes! Despois de observá-lo por vinte e quatro horas, sendo o “gênio” que sou, eu lhe digo: “Olhe, irmão, eu não sou médico, mas creio que sei qual é o seu problema, é muito simples, só tem que deixar de bater a testa na parede e então ficará curado”. Da mesma forma, muitos homens e muitas mulheres vêm à igreja e falam com os pastores e com os conselheiros dizendo: “Tenho tantos problemas em meu casamento,com meus filhos, com tudo”. Mas o motivo não é um mistério. Frequentemente, irmãos, vocês estão vivendo de uma forma totalmente contrária às Escrituras.
E muitos vêm a mim, não para receber um conselho bíblico, mas sim para contar a sua história e nada mais. E depois de compartilhar com ele a Palavra de Deus, eles não prestam atenção e continuam a fazer as mesmas coisas. Irmãos, o problema é este: Precisamos nos submeter à Palavra de Deus. E você me diz: “O que acontece se eu me submeter à Palavra de Deus e minha esposa não se submeter?”. Isso é um problema, mas não é o seu problema diante de Deus, você estará vivendo conforme a sua Palavra e deverá esperar em Deus para que ele trabalhe em seu matrimônio. Vamos ler Romanos 12:19: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”. Vamos prestar atenção somente a uma frase: “Dai lugar à ira [de Deus]”. Deem lugar para que Deus trabalhe.
Eu gosto de castelos, especialmente da Europa e de outras partes do mundo; se estou pregando em um lugar onde há castelos, e tenho a oportunidade, busco visitá-los. Há algo interessante em quase todos os castelos: a primeira porta, no primeiro andar, é gigante, por onde podem entrar vinte homens de uma vez. Porém, a escada que conduz ao segundo andar e a porta de acesso a ele é tão estreita que só um homem de cada vez pode passar. Qual é a razão disso? Se houver um exército fora do castelo, digamos, mil homens, e estiverem atacando o castelo, e eles derrubarem a primeira porta e entrarem, o que os homens dentro do castelo fazem? Sobem ao segundo andar; mas vamos dizer que haja apenas cinquenta homens dentro do castelo e mil homens o invadem — aqui está a parte importante — então a escada é tão estreita que somente um inimigo de uma vez pode subir; assim um só homem com uma lança pode defender todo o castelo, ele pode parar diante da porta pequena e estreita com uma espada e defender todo o castelo.
Às vezes é assim no casamento, não é verdade? O homem crê ser o rei do castelo, sua esposa vem como um exército contra ele. Ela derruba a primeira porta, ele corre e sobe ao segundo andar e fica ali com sua lança, e sua mulher com sua espada de dois gumes, ou seja, a sua língua; e a mulher está lutando com o seu esposo, dizendo em meio à peleja, “Senhor, ajuda-me” e segue guerreando, “Senhor, ajuda-me” e segue guerreando, “Senhor, por que não me ajuda?” e segue guerreando, “Senhor, ajuda-me”. E o Senhor diz continuamente: “Dê-me lugar, dê-me lugar filha, somente um de cada vez pode pelejar com ele e se você quer prosseguir vivendo em desobediência, então pode continuar pelejando por toda a sua vida”. Como algumas das irmãs que estão me escutando têm feito? O seu matrimônio tem sido vinte anos de guerra, por quê? Por causa da sua língua e da sua desobediência. Você não mudará o seu esposo ao corrigi-lo, ao criticá-lo, ao lutar contra ele com a sua língua e, geralmente, o homem responderá de duas formas: Ou se torna violento ou se distancia da casa, evita a sua mulher e simplesmente não quer mais brigar.
Eu sei que muitas vezes o seu esposo tem a culpa, mas você também a tem, pois está vivendo em desobediência. Você crê que pode transformar o seu esposo por meio da sua língua, mas a Bíblia diz que você pode ser um instrumento nas mãos de Deus para a transformação de seu esposo por meio da sua conduta.
Na semana passada eu falei sobre a necessidade de o homem morrer para si mesmo. Também há uma necessidade que a esposa morra para si mesma e que viva em obediência à Palavra de Deus. O texto diz: “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra”. Essa não é uma coincidência e não estou tentando fazer uma piada, é simplesmente uma verdade deste texto, pois Deus conhece as mulheres. Vejam o que o texto diz: “ganhos sem palavra”. Deus sabe que a primeira arma que você usará em sua batalha contra o seu esposo é a sua língua, palavras. Observem como somos, nós rimos do que Deus vê como um pecado gravíssimo, “ah, as mulheres são assim…” e assim vão para o inferno, pois esse é um pecado que destrói casamentos e que destrói os filhos.
Homem, o que os seus filhos estão aprendendo com você? Mulher, o que os seus filhos estão aprendendo com você? Um conselho que dou aos meus filhos — pois eles já têm dez e oito anos e desde os últimos dois ou três anos oramos por suas esposas e também lhes dou muitos conselhos com relação ao matrimônio — e que sempre lhes ensino é isso: eles devem observar a mãe da moça, pois, geralmente, a moça se conforma ao caráter da sua mãe e, se a mãe não se submete ao seu esposo, essa moça não se submeterá a você; e se a filha não se submete ao seu pai e não honra o seu pai, ela não o honrará nem o respeitará. É assimque acontece.
Há algo muito interessante que posso ensinar em outra oportunidade… quantas das mães aqui ensinaram Provérbios 31 às suas filhas? Levantem as mãos. Quantas das mulheres já estudaram Provérbios 31? Levantem as mãos. Quantas mulheres ensinaram Provérbios 31 aos seus filhos? Você diz: “Provérbios 31 é para as moças”, não; esse capítulo foi escrito para um rapaz. Eu ensino Provérbios 31 aos meus filhos para que saibam com que tipo de mulher eles devem casar. Vocês podem ver quão antibíblicos podemos ser? Ao pensar em Provérbios 31, vocês sempre pensam nas mulheres, nas filhas, mas Provérbios 31 foi escrito para um rapaz, para um moço, para um homem para que saiba como escolher uma boa esposa. Voltemos ao texto novamente: “pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra”. Pelo porte, conduta e atitude. Como você transformará o seu esposo? Por meio das suas palavras? Não, nunca, jamais! Por meio da sua conduta? Sim, por sua conduta! E uma parte da conduta é suportar e se submeter quando ele não se comportar bem (Leia o capítulo 2 de 1 Pedro).
Agora, mulheres, se eu chego em casa cansadíssimo por causa do ministério e ao entrar vejo que a casa não está bem ordenada, que não tem comida pronto e eu me irrito, e digo à minha esposa: “Mulher, passei o dia inteiro trabalhando, o que aconteceu por aqui? A casa está desorganizada, não tem comida…”, e ela responde: “Mas quem você pensa que é?” e começa a discutir comigo, então o que acontece? Uma guerra. E eu saio justificado. Mas se eu entro em casa de mau humor, fazendo acusações, sem escutar, sem pensar e ela me responder como Cristo; O que houve? Então eu me sinto constrangido.
Leiamos Romanos 12:20: “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer”. Se o seu esposo entrar pela porta como um inimigo, você deve brigar com ele? Não. Dê-lhe algo para comer, para que coma e não se queixe. “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”. Você o convencerá, ou melhor dizendo, Deus o convencerá, Deus mostrará o pecado dele e ele terá vergonha ao perceber que você agiu biblicamente.
Eu conheço muitos pregadores que pregam na rua, ao ar livre e podem continuar pregando mesmos que as pessoas comecem a lhes insultar, atirar objetos, vassouras, tudo… e o pregador se gloria que está sofrendo por Cristo. Mas, o mesmo pregador volta para casa e se a sua esposa não se comportar bem, ele se irrita e sai indignado. Veja que hipocrisia! Podemos sofrer os ataques dos inimigos, como Cristo, mas não podemos responder biblicamente às nossas esposas e às suas debilidades?
O comportamento é o que envergonha o pecador. Em Romanos 12:19 Deus diz: “Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”. Na verdade, esse texto está falando de ira, mas, é muito interessante que ele diz esta frase no contexto do versículo 20: “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber; porque [o que ocorrerá?], fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”. Deus não somente agirá em ira, mas, quem sabe, operará quebrantamento. Agora que você deixou de guerrear com seu esposo, o Senhor intervém e peleja com ele para mostrar o pecado dele e operar uma transformação em sua vida.
Traduzido e publicado em português pelo website oEstandarteDeCristo.com, com a permissão da autora, sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License.
Transcrição feita, a partir do Canal de vídeos do You Tube,
I’ll Be Honest — Global (Youtube.com/ibhglobal)
Transcrição por Camila Almeida

Deixe um comentário.