COMO SER UMA MULHER DE DEUS? (PARTE III)

Uma mulher de costas olhando o pôr do sol no meio de girassóis

Conduta Casta e Respeitosa

Leiamos 1 Pedro 3:2: “Considerando a vossa vida casta, em temor”. Mulheres, na semana passada, eu falei com os esposos, dizendo que a maior necessidade das esposas é o amor e a segurança do amor bíblico. Irmãs, a maior necessidade dos seus esposos é o respeito. Se minha esposa me respeita, então, nada pode me desanimar; mas se ela não me respeita, então não passo a ser um homem muito fraco. A maioria das mulheres, a maioria das irmãs, não respeita os seus maridos; e visto que por muito tempo vivem em uma relação muito íntima com o seu esposo — talvez, por cinco, dez, quinze, vinte, trinta anos — você tem visto muitas falhas nele, porém, em vez de perdoá-lo, você tem guardado cada falha, como se tivesse escrita em um livro e repetidamente vem a elee diz: “Veja, você está tratando disso, mas lembre-se que há dez anos você tentou o mesmo e falhou? Lembre-se de quinze anos atrás? Lembra daquilo?”. Parabéns! Você está destruindo o seu esposo. “Parabéns”, irmã!

O homem sabe que falhou, ele sabe; é difícil tomar muitas decisões, é difícil conduzir uma família, o trabalho ou o ministério e elecomete muitas falhas; muitas vezes um homem senta-se a noite, sozinho, sabendo que falhou, e não é uma bênção quando a sua mulher vem todos os dias com o mesmo discurso porque ela, em vez de ser instrumento de Deus, passa a ser um instrumento de Satanás e porque não vem para dar vida, mas sim para matar e destruir. Por trás de cada grande homem, há uma mulher que o respeita.

Nós vivemos em uma cultura — seja a cultura peruana ou a minha cultura, nos Estados Unidos — em que não sabemos nada sobre respeito, não respeitamos nada. Não respeitamos as autoridades do governo, pois dizemos, e às vezes é verdade, queelas são muito corruptas; não respeitamos as autoridades nas igrejas, pois muitos são corrompidos também; também não respeitamos o esposo ou não respeitamos a esposa; não respeitamos os pais. Alguns dos filhos aqui, se estivessem vivendo no tempo do Antigo Testamento, seriam mortos pela comunidade devido à sua falta de respeito pelos seus pais. Não somos um povo, uma cultura que sabe como respeitar, mas como aprenderemos? Somente ao vermos o respeito entre um homem e uma mulher.

Homem, alguns de seus filhos não respeitam a mãe, e por que isso acontece? Porque você não respeita a sua esposa. E algumas de suas filhas e filhos não respeitam o pai, por que? A mãe não respeita o pai, o seu esposo, pois você grita e se queixa, fala com o papai para os seus filhos. “Parabéns”, vocês podem frequentar uma igreja, mas possuem uma família mundana. Não há nenhuma diferença. “Pelos seus frutos os conhecereis” [Mateus 7:20], não no culto, mas sim fora do culto. “Considerando a vossa vida casta, em temor”.

O Enfeite

“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos” (1 Pedro 3:3). Irmãos, às vezes, antes de entrar em uma igreja, pois prego como pregador itinerante, eu tenho que orar para que o Senhor me guarde das irmãs e de sua maneira de se vestirem. Como eu prego na rua, devo orar por isso ali, enquanto estou pregando, pois a rua está cheia de mulheres mundanas, mas quando alguém tem que ter cuidado na igreja, então temos problemase me parece que ninguém quer falar dessas coisas, mas eu sim, eu quero falar sobre isso.

Irmãs, se a sua roupa é uma moldura para seu rosto,então está bem —o rosto resplandece a glória de Deus. Mas,se a sua roupa chama a atenção para o seu corpo, você é sensual e Deus odeia o que você está fazendo, você é um tropeço para os demaise a Bíblia diz que seria melhor que você nunca tivesse nascido.

A beleza é algo do SENHOR. A sensualidade é algo do Diabo. Beleza, excelência, inocência, formosura são palavras bíblicas e coisas boas. Mas sensualidade, luxo, extravagância são palavras que não têm nada a ver com uma mulher bíblica.

Recordo que certa vez estava pregando na Romênia, em uma universidade e havia muitas pessoas no auditório, e no começo da minha pregação várias moças entraram, e no momento que as vi, eu senti um amor por elas, eram moças que pareciam ter dezenove, vinte anos e senti como se fossem minhas filhas. Eu senti tristeza em meu coração, pois o cabelo delas estava pintado de verde e prateado, uma tinha como que um prego atravessando o seu nariz, aquelas meninas eram punks, tinham tatuagens por toda parte. Outras moças eram muito sensuais. Então pensei: “Senhor, como posso ajudá-las?”. Então, perguntei: “Quantas moças aqui viram o filme ‘Orgulho e Preconceito’? Quantas o viram? Quantos homens o viram? Homem, não tem que ter vergonha. Os outros viram, mas não querem confessar”. E eu perguntei às moças: “Depois de ver o filme, como vocês se sentiram?”. E uma moça respondeu: “Tristeza”. “Ah, sim, tristeza, mas por que?”. E ela disse: “Na verdade, eu não sei, eu me senti triste e suja”. “Quer saber o motivo, filha? Esta é a razão: Você vive em uma cultura que assassinou a verdadeira formosura, que matou a verdadeira beleza. Você vive em uma cultura sensual, pecaminosa, suja na qual não vemos beleza, mas sim sensualidade”. No filme, as mulheres… não estou dizendo que atualmente as moças deveriam se vestir como elas… mas ali se nota algo puro, algo belo, sem sensualidade.

E então, digamos que há um livro sobre a mesa e ali próximo um grupo de jovens, uma moça de um lado e um rapaz de outro. Há algo entre os dois, ainda que ninguém tenha dito. A moça quer ver o livro, então estende a sua mão para pegá-lo, mas o rapaz faz o mesmo, simultaneamente, e quando as suas mãos se tocam levemente, o rapaz se envergonha e a moça também, e ela sai do lugar muito nervosa… Sabe o que é isso? Nós não conseguimos ter esse tipo de sentimento. Vejam, somente por haverem encostado as suas mãos, o rapaz e a moça agora quase não conseguem. Vejamno que nos tornamos: animais, que se tocam, se agarram e se despem uns diante dos outros; nem posso caminhar na rua com os meus filhos por causa das revistas, jornais e propagandas, e até na praia não podemos ir. Não nos damos conta de quão contaminado o mundo é; isso não parece como a história do sapo? Se você pegar uma panela com água fervente e colocar um sapo dentro dela, o sapo salta para fora, mas se você colocar o sapo em água uma fria e a esquentar aos poucos, sabe o que ocorre? O sapo é cozinhado, ele nem tenta sair, pois se adapta às mudanças gradualmente. Nós nos adaptamos gradualmente às mudanças imorais, sujas e feias.

Todos atualmente estão falando sobre a necessidade de reformar a igreja, de transformar a igreja e, então, as pessoas pensam: “Bem, agora temos uma boa doutrina com respeito à salvação, agora estamos nos conduzindo biblicamente na igreja, temos disciplina e todo o mais”. Irmãos, esses são os começos de uma reforma. Nós precisamos reformare transformar tudo conforme as Escrituras. Vocês sabem que há uma maneira bíblica de cortejo? Como uma moça deve conhecer um rapaz? E vice-versa? Há uma maneira bíblica que antes era ensinada, mas agora não. Agora, estamos fazemos exatamente o que o mundo faz. Há tantos preceitos nas Escriturase não devemos dizer que somos uma igreja bíblica, a menos que vivamos biblicamente em toda a nossa vida.

Estou falando aos cristãos, alguma vez vocês já pensaram: “Isso é tudo? O cristianismo é isso? Eu vou à igreja, confio em Cristo, espero a sua segunda vinda, mas basicamente a minha vida é igual à vida das pessoas do mundo, simplesmente não bebo, não cometo adultério, não cometo fornicação, não uso drogas, então basicamente minha vida é igual às das outras pessoas, não?”. Não, não deve ser igual. A vida cristã é algo totalmente distinto da vida mundana e o propósito da igreja é ensinar cada pessoa, cada família e cada casamento como devem viver conforme
as Escrituras.

Irmãs, voltando ao texto, minha esposa e eu temos uma amiga que é muito bonita, ela é amiga da minha esposa. Ela é muito bela e poderia ter sido uma supermodelo etambém é uma mulher piedosa, e se ela entra em um lugar, os homens podem olhar e dizer: “É uma mulher formosa e nada mais, é uma mulher bonita e digna”. Há outras mulheres que não possuem a mesma beleza que ela que, quando entram em um lugar, é necessário desviarmos o olhar. Isso não é beleza, é sensualidade. E vocês, homens, podem ver rapidamente a diferença. Não é possível fingir, o que está dentro do coração será manifestado. Isso é um grande problema dos dias atuais. Eu tenho uma menina de cinco anose é uma bênção que minha esposa saiba costurar, pois quando vamos à loja comprar roupasé horrível! E como as apresentadoras se vestem nesses programas infantis da televisão? Vocês querem que as suas filhas vejam algo assim? Quão… (como posso dizer sem lhes ofender? Bem eu terei que lhes ofender), quão torpes nós somos!

Irmãos, precisamos edificar famílias dignas, puras, inocentes, úteis para o Senhor e de corações puros. O texto diz: “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus”. E isso também será de grande estima diante dos homens de Deus. Rapazes, vocês devem estudar bem esse texto, pois, se vocês se casarem com uma moça sensual, pagarão um alto preço por isso. Observem, a beleza é algo do SENHOR. Não se baseia no físico, mas sim no caráter dos dois, no propósito unânime dos dois. Uma mulher que tem caráter, uma mulher de Deus, é uma benção. A mulher de Provérbios 31 é impressionante! Eu prego muitas vezes, tenho muitos trabalhos, preciso fazer muitas coisas… minha esposa faz homeschooling e eu a ajudo, mas basicamente foi ela quem organizou o homeschooling, ela realiza tudo em casa. Os impostos? Eu não sei nem o que pagamos. Por quê? Minha esposa cuida das finanças. Ela é como a gerente de todas as coisas da casa para que eu possa ministrar e, assim, não tenho que me preocupar. Ela paga as contas de luz, de água etc., ela administra tudo. A maioria das mulheres me diz: “Quero me casar, quero me casar”, mas você está se preparando? Sabe cozinhar? Sabe administrar uma casa? Antes, as mães ensinavam essas coisas, mas agora não. Como igreja temos que aprender a reestruturar tudo conforme as Escrituras e não conforme o mundo. E o caráter de uma mulher é a maior bênção, um caráter piedoso, conformado a Cristo é uma bênção incomparável! É dito em Provérbios 31 que o homem não se preocupa, por quê? Porque a mulher tem um caráter piedoso, segue os mandamentos de Deus, é uma mulher sábia, que pode administrar uma casa, até pode administrar o dinheiro, pode administrar tudo! Isso é caráter.

Por Pawl Washer

Transcrição feita, a partir do Canal de vídeos do You Tube, I’ll Be Honest — Global (Youtube.com/ibhglobal) Transcrição por Camila Almeida.

Traduzido e publicado em português pelo website oEstandarteDeCristo.com, com a permissão da autora, sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License.

Deixe um comentário.

Descubra mais sobre ELLA CRISTÃ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo