COMO SER UMA MULHER DE DEUS?

Parte IV (Final)

O Vaso Mais Frágil

Agora leiamos 1 Pedro 3:2: “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco”. O que isso significa? Primeiramente temos a palavra “honra”, a esposa deve honrar o seu esposo, mas o esposo deve coabitar com a sua esposa dando honra a ela. O que significa que a mulher é o vaso mais fraco?

Há muitas interpretações, alguns dizem simplesmente que a mulher é mais fraca, que a mulher não é tão inteligente, mas sabemos que essa interpretação é falsa. Outra interpretação é que os vasos mais frágeis na casa também são os vasos mais caros, mais belos; bem, talvez esse seja o significado, mas tenho minhas dúvidas. O quesignifica então? No mundo romano, a mulher não tinha muitos direitos, e se um homem quisesse abusar de sua esposa e maltratá-la, ela não teria o que fazer. Também podemos ver no Novo Testamento, nos Evangelhos de Cristo, que os fariseus estavam se divorciando de suas esposas quase todos os dias e uma mulher, depois de divorciada, não teria recursos, estaria basicamente abandonada. O que ele está dizendo é que, por causa da cultura da sociedade e por causa também do aspecto físico, pois o homem geralmente é mais forte do que sua esposa, ele poderia oprimi-la, ele poderia causar-lhe dano. O texto diz: reconhecendo a sua esposa como o vaso mais fraco, você não deve abusar da sua autoridade, mas, deve reconhecer que ela também é coerdeira da graça da vida, que é filha de Deus e que um dia Deus o julgará com relação ao seu casamento e com respeito ao modo como
tratou a filha dele. Isso é algo que me atemoriza, me gera temor. Uma coisa é administrar um ministério, outra coisa é cuidar de uma filha de Deus.

O nosso texto diz: “para que não sejam impedidas as vossas orações”. Homem, pode ser que Deus não esteja escutando as suas orações e não as respondendo por causa do modo como você trata a sua esposa; talvez todas as suas orações não estejam chegando ao trono de Deus por causa do seu comportamento para com ela. Isso é algo sério.

Vida Cristã, Lar Cristão

Estou parado aqui, agora, reconhecendo que ainda nem comecei a ensinar sobre família, nem comecei a ensinar sobre casamento, sobre os deveres do homem e os deveres da mulher, mas digo isto: muito do que dizemos e muito do que fazemos aqui na igreja é artificial, porque não fazemos o mesmo em nossos lares — isso é hipocrisia. E, muitas vezes, mesmo sendo cristãos evangélicos, nós temos ideias papistas. Voltando neste mês ao Peru, eu notei que a vida de muitos de vocês gira em torno da igreja e de suas atividades, e tudo o que é espiritual se concentra na igreja, e tenho observado como pastores, irmãose muitos crentes (eu não estou me referindo diretamente a vocês, pois não lhes conheço) usam a igreja como um meio de escaparem das responsabilidades do seu lar. Não devemos ser assim. Essa igreja tem um propósito: nos ensinar e nos encorajar para que saíamos e vivamos a vida cristã não somente em público.

Por que eu sempre escuto que “devemos aprender na igreja para que possamos viver a vida cristã diante do mundo”, e nos esquecemos da família? Para mim, é fácil viver a vida cristã na igreja e no mundo; mas não é tão fácil, e nem é tão difícil, quanto viver a vida cristã no meu lar. Porém, a evidência mais genuína de um homem de Deus maduro e de uma mulher de Deus madura é quando eles obedecem aos mandamentos de Cristo em seu lar.

Na semana que vem, vamos ensinar sobre os filhos. Qual é a coisa que traz mais danos aos filhos atualmente? Se pudéssemos citar uma só coisa que é causa dos problemas que temos atualmente com os filhos, o que seria? Os pais. Não é o governo, não é a escola, são os pais e a sua maneira antibíblica de criar os seus filhos, fazendo tudo de acordo com os seus próprios pensamentos em vez de agir de acordo com a Palavra de Deus. Então, no próximo domingo, falaremos sobre os filhos, sobre o ensino, o amor e a disciplina. Disciplina, por que atualmente pode ser visto em todos os lugares do mundo que não há disciplina bíblica e os filhos controlam tudo. Pois, vivemos em uma cultura que presta honras à juventude, tudo é para a juventude e a juventude reina. No capítulo 3 de Isaías é dito que uma das maiores evidências do juízo de Deus é que ele remove da cultura e do povo o homem valente, o homem nobre e, então, os meninos oprimem os mais velhos e as mulheres lideram; e isso é o que podemos ver em nossa cultura.

Vamos Orar:
Santo Pai, Senhor, hoje foi muito difícil me comunicar, mas Senhor, por favor, que as verdades que escutamos sejam aplicadas às nossas vidas, que sejamos conformados ao Filho de Deus, e isso não somente na igreja, na rua e no trabalho, mas também na família. Senhor, que os irmãos vejam a necessidade de não somente se reformarem quanto à doutrina, mas também à vida. Ajudanos, Senhor, em nome de Cristo. Amém.


Transcrição e tradução feita a partir das legendas do vídeo, Como ser una Mujer de Dios (Youtu.be/fsWfO96s0U4). Por: Paul Washer.

Traduzido e publicado em português pelo website oEstandarteDeCristo.com, com a permissão da autora, sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License.


Deixe um comentário.

Descubra mais sobre ELLA CRISTÃ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo