DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

Texto base: Jo 20.1-10.

Ela corre. A cada passo, pânico e confusão a acompanham, assim como as lembranças devastadoras dos dias anteriores. Enquanto seus olhos se enchem novamente, ela relembra em sua mente o momento em que viu José sepultar Jesus e selar o túmulo com uma pedra (Mateus 27.60-61).

Chegando de volta onde os discípulos restantes se abrigam, nada do que ela testemunhou na luz da manhã faz sentido.

Sem fôlego, Maria Madalena compartilha suas notícias. A tumba está vazia, o corpo contido nela desapareceu; onde está agora ela não sabe (v.1-2).

Antes que perguntas possam ser feitas, Pedro e o outro discípulo estão em movimento, refazendo o caminho de Maria até o jardim. O sepulcro vazio os saúda quando eles olham e veem apenas lençóis de linho onde o corpo foi colocado (v.6-7). O que aconteceu? Onde está Jesus?

A confusão reina enquanto os discípulos permanecem sem noção do evento cataclísmico que ocorreu no túmulo do jardim naquela manhã. Jesus muitas vezes falava com eles sobre o que aconteceria (Mateus 17.22-23, Marcos 8.31, Lucas 9.22), mas eles nunca entenderam completamente.

No entanto, é aqui, neste jardim em meio à confusão, medo e devastação, que vêm as palavras que alteram a história deles e a nossa para sempre. Palavras que transformam desgosto em alegria:

“Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto.” (Marcos 16.6).

Cristo ressuscitou! A morte é tragada pela vitória (1 Coríntios 15.54). O inimigo é derrotado. A escuridão deu lugar à Luz. O pecado é consumido pela maravilhosa graça. Há esperança para todos.

O que celebramos anualmente neste dia é nosso ensaio geral para aquele grande e vindouro dia em que nos juntaremos ao cântico triunfante da multidão do céu proclamando toda glória, honra e valor ao vitorioso Cordeiro de Deus! Este Domingo da Ressurreição é um gostinho da eternidade que o espera.

Então, continuamos, vivendo no conhecimento disso. Sabendo que o sepulcro vazio nos exclama que Jesus está vivo. Uma nova era começou. Esta vida não é tudo o que existe. Há vitória. Há alegria. Há mais. Para todos os tempos.


Traduzido com permissão de Woven: A Holy Week Devotional © Copyright 2020 The Bible Society in Northern Ireland.


Descubra mais sobre ELLA CRISTÃ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Portal antigo com uma cruz ao fundo iluminado.

Deixe um comentário.

Descubra mais sobre ELLA CRISTÃ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo