Mais do que merecemos. Maior do que imaginamos
Max Lucado (San Angelo, 11 de janeiro de 1955) é escritor e pastor norte-americano que já serviu como missionário no Rio de Janeiro por alguns anos. Publicou mais de setenta livros. Max já vendeu mais de 70 milhões de exemplares em mais de vinte e oito idiomas em todo o mundo. Alguns de seus livros figuraram em lista de best-sellers de periódicos como The New York Times, USA Today e Publishers Weekly.
“Este livro faz uma pergunta mais profunda: você já foi mudado pela graça? Moldado pela graça? Fortalecido pela graça? Encorajado pela graça? Suavizado pela graça? Agarrado pelo pescoço e sacudido até perder os sentidos pela graça? A graça de Deus é abundante. Superabundante. Como uma correnteza que vira você de ponta-cabeça.“
P.19
Lucado, com a leveza que já é uma parte característica de seus livros, aborda sobre o verdadeiro significado da “graça”. Ouvimos essa palavra nos sermões nas igrejas, na leitura bíblica e até no nosso dia a dia, mas sabemos realmente o que significa ser alcançado pela graça?
O livro é dividido em 11 capítulos realtivamente curtos e uma conclusão. Cada capítulo contém alguns exemplos de pessoas que foram transformadas pela graça de Deus. Para a facilidade do leitor em entender essa palavra, Lucado, na maioria dos capítulos, inicia o texto com situações vivenciadas por pessoas reais, bíblicas ou não, em que o leitor possa se identificar. Assim, partindo desses contextos, o autor fala sobre os sentimentos do leitor para levá-lo a entender o papel que a graça tem em nossas vidas e para que possam aplicá-los de forma pastoral.
É notável a intenção de Max Lucado, em cada capítulo, de fomentar na pessoa que está lendo, o desprendimento de cargas que possam estar carregando para se renderem completamente à graça de Deus sem qualquer culpa.
O livro cita vários trechos da Bíblia que retratam exatamente seu significado: o apóstolo Paulo disse que “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim’’ (Gálatas 2:20). Segundo Lucado, quando a graça acontece, Cristo entra em nossos corações e nos transforma; na verdade, o cristão é uma pessoa em quem Cristo está acontecendo.
Por fim, “Graça” foi finalizada com chave de ouro, pois contém um guia de estudos que pode ser realizado de forma semanal com sugestões bíblicas seguidas de perguntas, motivo de oração e aplicação.
Assim sendo, “Graça”, em sua simplicidade, pois não é um livro teológico que ressalta as óticas doutrinários sobre o tema, nos faz refletir sobre o assunto. Como todo bom livro cristão deve ser, conduz o leitor ao maior dos livros, ou seja, a Bíblia, e consequentemente, ao autor dela.

Deixe um comentário.