11 LIVROS PARA LER EM 2023

“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo” (Joseph Addison).

2023 ainda está no seu início e ainda dá tempo de começar leituras de extremo proveito. Então: Você já começou alguma este ano? Não? Por que? Não tem ideia de qual livro começar? Com a expectativa de facilitar um pouco a sua escolha, selecionamos 11 indicações de livros que você não pode deixar de ler neste ano. Que algumas destas obras listadas (não rankeadas) possam despertar-lhes o gostinho para serem adquiridas e devoradas em 2023.

Os Outros da Bíblia – André Daniel Reinke

Este livro lança um olhar sobre a história bíblica, mas com um foco inovador: a partir dos povos antigos que interagiram com o Povo de Deus. Eles, os “outros” das narrativas bíblicas – mesopotâmicos, egípcios, cananeus, persas, gregos e romanos – são o tema central desta obra. Como eram as culturas e as crenças religiosas daqueles povos? Que influências elas podem ter operado sobre a fé do antigo Israel – e mesmo na doutrina da igreja cristã? Há ideias que podem ser consideradas biblicamente corretas na teologia dos pagãos? Como a política dos impérios antigos pode ter sido usada no plano divino para trazer Cristo ao mundo? Estas são algumas perguntas que estão respondidas neste livro. André Daniel Reinke realizou uma ampla pesquisa englobando temas como a geografia histórica, sistemas políticos, cultura geral e especialmente o pensamento religioso de cada um destes povos. A partir do entendimento do outro sobre o sagrado, o autor faz uma comparação com a revelação bíblica e com a prática dos antigos hebreus, respondendo então à pergunta central de sua pesquisa: Quais são as convergências, e quais as divergências, entre a fé pagã e a fé bíblica? Este livro é uma obra fundamental para que o leitor possa compreender melhor os contextos históricos, culturais e religiosos dos povos que tanto influenciaram na jornada do Povo de Deus e na própria construção da Bíblia Sagrada.

O Custo do Discipulado – Jonas Madureira

O DISCIPULADO QUE NOS FAZ MAIS PARECIDOS COM JESUS

Neste livro, Jonas Madureira nos apresenta o modelo mimético do discipulado cristão. Em sua abordagem, somos primeiro encorajados a ver em Cristo o modelo supremo a ser seguido em nossa vida cristã, e, a partir de Cristo, somos encorajados a ajudar pessoas a serem também imitadoras dele. Em “O custo do Discipulado”, aprendemos que a chamada mais importante de nossa vida é seguir Jesus e que, ao segui-lo, assumimos também o compromisso de levar pessoas a segui-lo.

Mulheres em Apuros – Martha Peace

Abordando assuntos que vão desde a fofoca e a difamação até tensão pré-menstrual e legalismo, Martha Peace, autora do best-seller Esposa Excelente, oferece discernimento bíblico sobre problemas que as mulheres enfrentam. Este livro claro e sincero oferece soluções práticas em formato ideal para leitura pessoal ou em grupo de estudo.

Brecha em nossa Santidade – Kevin Deyoung

A brecha em nossa santidade é a tendência de não darmos muita importância ao assunto da santidade ou, pelo menos, de não a compreendermos biblicamente. Mas temos nossos motivos: Talvez a busca pela santidade pareça ser algo pouco espiritual, ou, quem sabe, você esteja tentando ser santo, mas não está dando conta. Qualquer que seja o caso, o problema é claro: poucos cristãos parecem-se com Cristo e muitos parecem não estar preocupados com isso.

Este livro é para aqueles que estão prontos para levar a santidade a sério e buscar ser mais parecido com Jesus. Este livro fala do poder de Deus para ajudar-nos a crescer em nossa santidade pessoal e a nos alegrarmos no processo de nossa própria transformação.

Médico de Homens e de Almas – Taylor Caldwell

A história de uma das figuras mais importantes da Igreja cristã primitiva. Em Médico de homens e de almas, Taylor Caldwell retrata a vida e a obra de São Lucas com riqueza de detalhes em uma narrativa emocionante.

A Bíblia apresenta São Lucas como o médico de coração generoso, bem instruído e autor de um dos evangelhos e do Livro de Atos. Lendas antigas o descrevem como uma pessoa fora do comum, a quem são atribuídos milagres e prodígios antes mesmo de sua conversão ao cristianismo.

Em Médico de homens e de almas, Taylor Caldwell combina estas duas imagens de um dos mais importantes ícones da igreja cristã primitiva, caracterizado pela constante preocupação com o sofrimento de enfermos, oprimidos e pobres. A autora pesquisou a vida e as obras de Lucas durante anos, e as descreve de forma romanceada num livro rico em detalhes históricos e de narrativa emocionante.

Lucano, ou Lucas, o único apóstolo que não era judeu, nunca viu Cristo, e tudo o que está escrito em seu Evangelho foi adquirido por meio de pesquisas e dos testemunhos da mãe de Cristo, dos discípulos e dos apóstolos.

Lucas foi, antes de tudo, um grande médico, e quase todos os acontecimentos narrados neste livro são autênticos – o cenário do início da vida de São Lucas, a idade adulta e sua busca, bem como fatos relacionados à sua família.

Médico de homens e de almas, a história de São Lucas, é a história da peregrinação de todos os homens através do desespero e das trevas da vida, do sofrimento e da angústia, da dúvida e do cinismo, da rebelião e da desesperança até a compreensão de Deus.

Deus é Soberano – A. W. Pink

As condições de nossa época, escreve A. W. Pink, exigem em altos brados um reexame e uma nova apresentação da onipotência, da suficiência e da soberania de Deus. É necessário que se proclame vigorosamente que Deus continua vivo, continua observando, continua reinando.

A nossa fé está sendo testada, a cada dia, e o homem precisa aprender que o coração e a mente não encontram lugar de descanso satisfatório, senão no firme conhecimento que Deus reina sobre o universo. A paz se acha onde Deus é Deus.

Sobre o autor:

Arthur Walkington Pink (1886-1952) foi um ministro evangélico, erudito bíblico de persuasão reformada e puritana e escritor de várias obras literárias. Pink pastoreou diversas igrejas nos EUA, além de ter servido como ministro na Inglaterra e Austrália. Sua vasta produção literária somente ganhou notoriedade, profusa circulação e diversas traduções após seu falecimento. Sobre a obra de Arthur Pink e sua contribuição para a causa do evangelho através de seus escritos, seu biógrafo Iain Murray disse o seguinte:

“A grande circulação de suas obras após sua morte, fez de Pink um dos autores evangélicos mais influentes da segunda metade do século XX. Seus escritos causaram um reavivamento na pregação expositiva e desafiaram seus leitores a viverem uma vida cristã vigorosa.”

À Procura de Deus – A. W. Tozer

O livro À Procura De Deus é a oportunidade de conhecer melhor a pessoa de Deus. Na Bíblia conhecemos a história de várias pessoas que dedicaram sua vida para buscar o Senhor e conhecer mais a respeito do Deus maravilhoso.

Nos dias de hoje, porém, os cristãos apesar de servirem a Deus e Seu Reino, não procuram conhecê-lo no mais íntimo, secreto e profundo.

Nós nos empenhamos para fazer coisas para Ele, em nome Dele, servimos na Igreja, Seu corpo, mas não o conhecemos como um amigo íntimo, tampouco investimos tempo nessa relação. Conhecer a Igreja e estar nela, não significa conhecer a Deus e estar Nele! O corpo de Cristo é só uma parte, é necessário procurar seus pensamentos, sua palavra, seu coração, sua vontade, seu Ser, quem Ele é!

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.

A Doutrina do Arrependimento – Thomas Watson

Pode-se elaborar uma boa argumentação a favor da crença de que “arrependimento” é uma das palavras menos utilizadas na Igreja Cristã atual. Num mundo que não tolera a menção do pecado, e em igrejas nas quais se tem definido o pecado somente em termos sociológicos, inevitavelmente o ensino bíblico sobre o arrependimento tem sido ignorado. Saber o que é arrependimento, e arrepender-se de fato, são essenciais ao verdadeiro cristianismo. O próprio Senhor Jesus Cristo disse que, se não nos arrependermos, pereceremos! É, pois, de importância vital ler e estudar o que as Escrituras têm para dizer sobre este tema. Sobre esta ou sobre qualquer outra área da experiência espiritual existem poucos orientadores melhores do que Thomas Watson. Ele foi um mestre tanto das Escrituras como do coração humano, e escreveu com uma simplicidade e objetividade que mantém sua obra vigorosa e penetrante para o século atual.

Feminilidade em Crise – Renato Vargens

Vivemos dias polarizados, com mulheres amargas, de difícil trato. Num extremo, algumas machificam a vida na busca de competir com os homens no mercado de trabalho; na outra ponta, há aquelas que sustentam uma visão quase escravocrata da mulher, que deve viver passivamente, em omissão, calada e com vocação para tribufu.

Em meio a essas visões antibíblicas, vemos famílias e igrejas sendo destruídas tanto pelo marxismo cultural e pelo feminismo quanto por uma falsa visão pretensamente neopuritana.

Em Feminilidade em Crise, o Pr. Renato Vargens busca trazer toda a sua experiência de décadas no ministério pastoral para encontrar, nas Sagradas Escrituras, os conceitos bíblicos e absolutos relacionados à feminilidade, oferecendo aos leitores respostas claras quanto à dignidade da mulher, ao seu papel na família, na igreja e na sociedade.

Esse livro encorajador ainda inclui perguntas de aplicação e tarefas práticas que envolvem e desafiam as mulheres, além de muita sabedoria bíblica para estudos individuais ou em grupo.

Mulheres da Bíblia – Abraham Kuyper

Esta obra de autoria de Abraham Kuyper é composta por uma série de textos em que o autor apresenta a vida de diversas mulheres da Bíblia, partindo do Velho Testamento, em que discorre sobre figuras como Eva, Ester, Bate-Seba e mesmo as cruéis Jezabel e Atalia; e em seguida passando pelo Novo Testamento, em que comenta os atos de fé de Isabel, Maria Madalena e tantas outras mulheres ilustres presentes nas páginas da Bíblia. O grande diferencial desta obra é que seu autor não se preocupa apenas em apresentar as mulheres exemplares, mas também aquelas que falharam com Deus e mesmo aquelas que se posicionaram totalmente contra a Palavra do Senhor, apresentando, assim, uma visão crítica e elucidativa sobre a vida dessas personagens bíblicas.

Conhecendo os Mártires da Igreja Primitiva – Bryan M. Litfin

Uma janela vívida para o mundo do cristianismo primitivo. Os relatos de martírio preservados na literatura do cristianismo primitivo são especialmente intensos e dramáticos. Contudo, essas narrativas são inacessíveis para muitos leitores. Conhecendo os mártires da igreja primitiva, reúne em um único volume, as principais histórias de martírio da igreja primitiva, oferecendo novas traduções de escritos originais e comentários de especialistas. Mais do que um estudo histórico, esta obra de Bryan Litfin inspira maior fidelidade nos leitores e nos leva a refletir: “O que significa tomar cada um de nós a sua cruz e seguir os passos do Senhor?”. De acordo com o autor, “não é a morte pelas chamas ou pelos dentes das feras que une os cristãos atuais aos mártires da Antiguidade, mas, sim, a decisão inabalável de seguir Jesus Cristo a qualquer custo”.

Boas leituras!



Descubra mais sobre ELLA CRISTÃ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mulher segurando um livro e um cesto

Deixe um comentário.

Descubra mais sobre ELLA CRISTÃ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo