Deus chama todos os cristãos a se tornarem mais parecidos com Jesus por meio do poder do Espírito Santo (2Co 3.18 ), e esta transformação acontece no mais íntimo de uma pessoa: em seu coração. Esta progressão é chamada de formação espiritual, que envolve aprender a ouvir Deus em sua Palavra , crescer na graça e no conhecimento de Jesus e produzir frutos duradouros.
Uma maneira de experimentarmos esse poder transformador da graça de Deus é por meio de disciplinas espirituais, como leitura e meditação na Palavra de Deus , oração e autoconfrontação.
Aqui estão 14 textos que falam da intenção de Deus quanto à progressão da nossa formação espiritual.
Quanto à importância da Palavra de Deus
- Colossenses 3.16: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
- 1Pedro 1.22–23: Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.
- Isaías 55.10–11: Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
Quanto à importância da oração
- Filipenses 4.6: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
- Jeremias 33.3: Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.
- Tiago 1.5: Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
- Salmo 62.8: Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.
Quanto ao nosso crescimento
- Filipenses 1.6: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
- 2Pedro 3.18: Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
- Hebreus 12.1: Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas ,desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.
- Lucas 8.14–15: A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.
- 1Coríntios 13.10–12: Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
Quanto à nossa responsabilidade
- Provérbios 4.20–24: Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.
- Tiago 1.22–25: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
Fonte: https://www.logos.com/grow/spiritual-formation-14-verses-on-gods-intention-for-spiritual-growth/. Tradução e adaptação por Samuel Sousa Gomes.

Deixe um comentário.