No dia 31 de outubro, celebraremos o aniversário dos 506 anos da Reforma Protestante. É importante celebrarmos essa data, pois foi através dela que voltamos a valorizar o que Deus deixou para iluminar a nossa vida cristã, da qual nunca deveríamos ter negligenciado: As Escrituras. O que aconteceu há 506 anos foi tão grandioso que mudou não apenas a esfera cristã, mas também nas áreas educacionais, culturais e estilo de vida.
Para ampliar o seu conhecimento sobre a Reforma, preparamos uma breve lista de recomendações de livros sobre o assunto. Nossa esperança é que aqueles que já possuem algum conhecimento sejam edificados e inspirados a buscar mais, e que aqueles que não têm compreensão da Reforma Protestante sejam abençoados com essas dicas e passem a entender a importância de aprender sobre a história da igreja.
@institutogenebra indica: Justificação Pela Fé Somente – Joel Beeke, John Armstrong, John Gerstner John, MacArthur e RC Sproul .

A fé bíblica só pode existir na presença da verdade bíblica. Não temos apenas de acolher essas verdades, mas também fazer oposição a qualquer erro que diminua a glória da doutrina da salvação conforme revelada na Bíblia. Fazer uma coisa sem a outra é não fazer nenhuma das duas. Autores: Joel Beeke John Armstrong John Gerstner John MacArthur RC Sproul .
Ella Cristã indica: História da reforma: Carte Lindberg.

Um dos acontecimentos mais importantes da história do cristianismo em uma narrativa clara e envolvente.
A história dos reformadores é inspiradora e merece ser visitada em detalhes. A Igreja cristã da Idade Média havia se corrompido de tal maneira que muitos dos ensinamentos da Bíblia haviam sido totalmente distorcidos. É nesse contexto que surgem reformadores dispostos a sacrificar a própria vida para que a realidade fosse transformada. Com uma combinação única de relatos históricos e comentários teológicos, História da Reforma, de Carter Lindberg, traça um panorama dos acontecimentos que levaram à Reforma Protestante e dos efeitos que repercutiram desde então.De maneira vívida e acessível, Lindberg retrata a Reforma amplamente, sem ignorar nenhum contexto. Sociedade, religião, economia, política e personagens marcantes são reunidos para formar uma narrativa cativante sobre um dos maiores acontecimentos da história do cristianismo. Tendo como pano de fundo inicial o final da Idade Média, o autor passa em seguida a relatar toda a complexidade dos movimentos que surgiram por toda a Europa, as diferentes reformas que culminaram numa grande Reforma. O leitor ainda tem a oportunidade de refletir sobre o legado da Reforma para os dias atuais.
@institutogenebra indica: Reforma hoje – James Montgomery Boice, Benjamin Sasse.

Para que a igreja se arrependa do seu mundanismo, recupere e confesse a verdade da Palavra de Deus como fizeram os Reformadores, e para que veja essa verdade incorporada em sua doutrina, culto e vida.
Ella Cristã indica: Teologia da reforma – Matthew Barrett

Há 500 anos, a Igreja foi agitada por alguns personagens que propunham mudanças cruciais no cristianismo: os reformadores. Defendendo doutrinas como a justificação pela fé, a autoridade das Escrituras e a graça de Deus na salvação, eles enfrentaram as práticas religiosas vigentes e desafiaram dogmas estabelecidos há séculos no que ficou conhecido como Reforma Protestante. Para compor Teologia da Reforma, Matthew Barrett reuniu um grupo de teólogos e historiadores para falar sobre as doutrinas ensinadas e defendidas pelos reformadores. Neste livro, Michael Horton, Gerald Bay, Michael Reeves, Carl Trueman e muitos outros convocam os cristãos a aprenderem com os líderes da Reforma e se apoiarem nas valiosas doutrinas bíblicas que têm sido passadas de geração em geração.
@institutogenebra indica: Pilares da fé – Franklin Ferreira

Esta obra apresenta os temas mais importantes que foram redescobertos pela Reforma protestante do século 16: Sola Scriptura, Solus Christus, Sola gratia, Sola fide e Soli Deo gloria.
Deus se revela de forma salvífica somente na Escritura Sagrada, pecadores são redimidos somente pela morte de Jesus Cristo na cruz, somente por meio da graça, uma dádiva recebida somente pela fé e tudo para a glória de Deus somente.
Em Pilares da fé, cada uma das cinco declarações acima é desenvolvida com base no ensino das Escrituras Sagradas, dialogando com os principais reformadores da época ― Martinho Lutero e João Calvino ― e com as principais confissões de fé e catecismos das tradições luterana e reformada surgidas no mesmo período, as quais resumem o ensino dos reformadores. Essas afirmações também são relacionadas com as situações e desafios que a igreja cristã enfrenta na atualidade.
Ella Cristã indica: Nascido escravo – Martinho Lutero

Lutero considerou a doutrina da escravidão da vontade como a pedra angular do evangelho e o verdadeiro alicerce da fé cristã. Em Nascido Escravo, um resumo de sua obra suma, `A Escravidão da Vontade`, temos uma refutação clara e definitiva dos argumentos em favor do livre-arbítrio apresentados por Erasmo em sua defesa da posição humanista da Igreja Católica Romana.Na luz dos argumentos bíblicos expostos por Lutero, um exame honesto do evangelho apresentado em nossos dias, mostra tragicamente que a posição da maioria dos evangélicos está mais voltada para o humanismo de Erasmo do que para a posição bíblica do reformad.
A Editora Fiel disponibiliza em PDF de forma gratuita (Clique aqui)
Ella Cristã indica: Reforma Ontem, Hoje e Amanhã – Carl Trueman

O Cristianismo Ocidental tem-se deixado hipnotizar conscientemente a um estado de pré-reforma, tornando-se religiosamente ecumênico e moralmente falido. Em suma, temos necessidade de uma nova mentalidade de reforma que retome os princípios dos reformadores dos séculos dezesseis e dezessete. O relançamento de Carl Trueman, Reforma: ontem, hoje e amanhã é um corretivo necessário e um poderoso antídoto para a anemia espiritual que tem contagiado nosso capítulo da história da igreja. É um livro historicamente imprescindível, maravilhosamente prático, espiritualmente motivador.
— Rick Holland,
Pastor executivo, Grace Community Church,
Sun Valley, Califórnia
Ella Cristã indica: Reformadoras – Rute Salviano Almeida e Jaqueline Sousa Pinheiro

Como seria a Reforma Protestante sem o apoio das mulheres?
Sem Argula von Grumbach e seus panfletos, Maria Dentière e sua epístola, Olympia Morata e seu saltério? Como viveriam os líderes reformados sem suas esposas, companheiras de fé, mães de seus filhos e auxiliares de seu ministério? Lutero sem Catarina von Bora? Calvino sem Idelette de Bure? Mateus sem Catarina Zell?
Em resposta a essas e a tantas outras perguntas sobre as diferentes atuações das mulheres neste movimento plural, este livro brinda os leitores com uma minuciosa pesquisa sobre as filhas de Deus que devotaram a vida à causa do evangelho de Jesus Cristo e ajudaram a fortalecer, disseminar, defender e proliferar os ensinamentos dos pais do movimento reformista. São mulheres que, por sua influência e seu impacto, ganharam o direito de serem chamadas de reformadoras, uma vez que estiveram na linha de frente da Reforma e foram peças essenciais para o funcionamento da máquina que fez o protestantismo avançar e se solidificar como um dos grandes ramos da Cristandade no planeta.
Dessa forma, a obra é, também, um memorial que chama a atenção para o valor que as mulheres tiveram ― e ainda têm ― na trajetória do reino de Deus na terra.
Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus e Soli Deo Gloria.

Deixe um comentário.