Para você, Deus diz: “Eu vi os seus caminhos e o curarei” (Is 57.18). Como ele cura? Enviando Jesus Cristo ao mundo para morrer pelos pecados dos pecadores e ressuscitar dos mortos para lhes conceder a vida eterna. “O Sol da Justiça nascerá e trará cura em suas asas” (Ml 4.2).
Quando um paralítico foi trazido a Jesus, ele perdoou seus pecados. Os fariseus, sabendo que somente Deus pode perdoar pecados, pensaram consigo mesmos: “Este homem blasfema!”. Mas Jesus, conhecendo seus pensamentos, disse: “Por que vocês pensam mal em seus corações? O que é mais fácil: dizer ‘Seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se e ande’? Para que saibam que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados”, então disse ao paralítico: “Levanta-te, pega a tua cama e vai para tua casa” (Mt 9.3-6).
Somente Deus pode curar as doenças últimas do pecado e da morte. Jesus, que é Deus encarnado, é o único que pode curar você. Basta orar sinceramente de coração: “Cura-me, Senhor, e serei curado” (Jr 17.14). “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 6.23).
Se esta é a sua oração e você está falando sério, então você foi perdoado e se tornou um seguidor de Jesus Cristo. Isso significa que você precisa se associar ao seu povo na igreja, onde a sua Palavra infalível, a Bíblia, é fielmente pregada e praticada. Ele diz: “Tome a sua cruz e siga-me” (Mc 10.21).
Todo mundo, eventualmente, precisa de um médico, mesmo que seja apenas para um check-up. Se você sentir uma dor que não consegue explicar, vá ao seu médico e peça para ele verificar. Se algo estiver errado, ele prescreverá um tratamento. Mas, antes que qualquer médico possa ajudá-lo, você deve admitir que tem um problema, procurar ajuda e aceitar o tratamento. Com o custo dos cuidados de saúde hoje, a ideia de precisar de um médico pode causar ansiedade!
Gostaria de falar sobre um médico que tem a cura para a sua maior doença e não cobra nada. O problema é que você provavelmente não sabe que tem uma doença terminal! Na verdade, você sabe, só que não admite isso. Você está num estado que os médicos chamam de “negação”. Com toda a conversa sobre a “crise” dos cuidados de saúde, é surpreendente que a única doença que todas as pessoas na terra têm seja quase totalmente ignorada. Essa doença é o que a Bíblia chama de pecado. É uma epidemia diferente de tudo o que o Ministério da Saúde e o Cirurgião Geral imaginaram nos seus piores pesadelos. É infinitamente mais mortal que o vírus Ebola.
Deus diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9). Enquanto você tenta negar isso, ele continua dizendo: “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, provo a mente, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” (Jr 17.10). Ele sabe como você é por dentro. Ele sabe que, embora você nunca tenha roubado nada, invejou aqueles que têm mais do que você. Ele sabe que, embora você nunca tenha assassinado ninguém, odiou aqueles que o injustiçaram. Ele sabe que, embora você nunca tenha cometido adultério, secretamente cobiçou alguém que não é seu cônjuge. E o pior de tudo, ele sabe que qualquer bem que você tenha feito, não foi por amor ao próximo ou a Deus, mas por amor a si mesmo.
Havia um jovem muito bom nos dias de Jesus, um jovem rico (Mc 10.17-22). Ele perguntou a Jesus como poderia herdar a vida eterna. Ele sentia que havia guardado todos os Dez Mandamentos desde menino. Era o tipo de pessoa que todos admirariam. Mas Jesus, o Grande Médico, disse-lhe algo sobre si mesmo que ele realmente não queria ouvir. Jesus disse: “Falta-te uma coisa: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem, toma a tua cruz e segue-me” (Mc 10.21). Ele amava o dinheiro mais do que amava a Deus ou ao próximo.
Um bom médico sempre lhe dirá a verdade sobre sua condição. A Bíblia diz que, quando Jesus contou ao jovem sobre sua verdadeira condição, “olhando para ele, o amou” (Mc 10.21). Jesus quer que você saiba, mesmo enquanto lê este texto, que você não está espiritualmente bem. Você tem uma doença fatal. E, se não aceitar o diagnóstico e a cura, a consequência será a separação eterna de Deus no inferno. “O salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). No dia do julgamento, “O Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles colherão do seu reino todos os que ofendem e aqueles que praticam a iniquidade, e os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mt 13.41-42).
Jesus disse: “Aqueles que estão sãos não precisam de médico, mas sim aqueles que estão doentes. Mas vão e aprendam o que significa: ‘Eu desejo misericórdia e não sacrifício’. Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” (Mt 9.12-13). Jesus estava conversando com os mestres religiosos de sua época, que pensavam que, por causa de suas práticas religiosas, mereciam a vida eterna. Eles pensavam que estavam saudáveis. Jesus disse-lhes que salvaria apenas aqueles que admitissem que estavam doentes pelo pecado. Se você se recusar a aceitar o diagnóstico dele, infelizmente, deverá enfrentar as consequências.
Mas, se você se arrepender e abandonar a negação do diagnóstico de Deus, ele promete curá-lo completamente. Jesus curou todos os tipos de pessoas doentes durante seu ministério terreno. Ele até ressuscitou os mortos. Depois que Jesus disse aos discípulos: “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus” (Mc 10.25), eles se perguntaram como alguém poderia ser salvo. Jesus respondeu: “Para os homens é impossível, mas para Deus não; porque para Deus todas as coisas são possíveis” (Mc 10.27). Esta é a mensagem da Bíblia. Não podemos curar a nós mesmos. Não podemos nos moldar. Não podemos nos recompor. Não podemos ser bons o suficiente ou obter a solução de um psiquiatra ou de um livro de autoajuda. Não podemos pagar dinheiro suficiente para uma cura. Somente o próprio Deus pode nos salvar do pecado e da morte.

Deixe um comentário.