“Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.”
Isaías 65:24
Entre todos os animais, apenas os seres humanos usam a linguagem verbal para se comunicar, o que nos torna únicos em nosso meio. Conversamos o tempo todo e sabemos o quanto é benéfico quando o fazemos com um amigo, principalmente se esse amigo for Deus.
Graças a Jesus, o verdadeiro amigo que entregou a sua vida por nós (Jo 15:13), o que antes era inacessível tornou-se possível, pois temos acesso, através dele, ao contato direto com o nosso Pai. É fascinante termos essa liberdade de falar com o Criador do universo: aquele que formou as estrelas e incontáveis planetas é o mesmo que nos fez à sua imagem; o Todo-Poderoso está atento para nos ouvir.
É importante levar em conta que, mais do que nos escutar, Deus se importa com a nossa dor. Ele não é indiferente ao que acontece em nosso dia a dia; nada é insignificante demais para ele. Ao nos dirigirmos a Deus, lembremos que coisa alguma poderá assustá-lo ou surpreendê-lo: ele nos criou e sabe exatamente do que precisamos antes mesmo que as palavras cheguem à nossa boca. E não pensemos que por ser um Deus atento, não seja necessário falarmos com o Pai.
Relacionamentos profundos se desenvolvem através de diálogos; intimidade se cria com gestos significativos e dedicação. Com o Senhor do universo não é diferente: se desejamos ser íntimos do Criador, que tomemos a iniciativa de adorá-lo e de separar momentos em nossa rotina atarefada que por vezes, sem nos darmos conta, passa muito rápido e termina sem falarmos com aquele que nos ouve sem qualquer distração.
Creia que esse é o relacionamento mais perfeito, duradouro, lindo e maravilhoso que irá desenvolver em toda a sua existência.
Dentre todos os amigos que possamos ter, ninguém se compara a Deus. Não importa quão sábios e envolventes são os diálogos que possamos usufruir em boas companhias, nada se iguala a uma conversa com o nosso melhor Amigo. Os seus amigos podem conhecer um pouco como trabalha a sua mente, mas somente Deus conhece, por completo, o profundo de seu coração.
Há pessoas que quanto mais nos relacionamos, mais a admiração cresce e, assim, não é de se surpreender que queiramos imitá-las em vários aspectos. Por isso é importante prestarmos atenção em quem colocamos o nosso pensamento e coração. Que Deus tenha a primazia de tudo; quanto mais nos dedicarmos ao Senhor, mais parecidos com ele ficaremos e, se ficarmos similares ao nosso Pai, todos que se aproximarem de nós desejarão o mesmo.
Ao conversarmos com Deus, o conheceremos e consequentemente o amaremos mais. Ele é a única pessoa do universo em que não há defeitos e se temos a tendência de amar o que é belo, descobriremos nele uma beleza sem igual em todos os sentidos e o adoraremos com todos os nossos sentidos também.
Conversar com Deus muda tudo: nosso jeito de falar, de agir, em como enxergamos as pessoas e a nós mesmos; a maneira como lidamos com as circunstâncias que nos desagradam; modifica algumas percepções que tínhamos de acontecimentos que antes julgávamos dolorosos e imperdoáveis. Ele imuta o que não podemos ou devemos transformar e coloca certas coisas nos devidos lugares das quais nunca deveríamos ter retirado.
Quando abrimos a mente e o coração para falarmos com o Criador, o céu também se abrirá para nos ouvir. Temos a tendência de abrir o nosso coração para pessoas que não possuem a intenção de entrar e conhecer o que realmente, por um longo tempo, está contido nele. Com Deus não é assim: ele esquadrinha tudo e não tem receio de ver o que receamos em mostrar, pois o nosso Criador sabe como verdadeiramente somos sem dissimulações e ainda nos aceita através de seu Filho.
Desfrutamos de vários pequenos prazeres durante o dia: com os filhos, amigos, com o cônjuge, confraternizações diversas que nos faz bem etc., mas nenhuma dessas situações pode comparar-se com os momentos que passamos a sós com Deus. Talvez seja a única oportunidade que teremos de ser quem realmente somos, mostrar o nosso verdadeiro eu sem que assustemos alguém.
O mundo oferece buliçosos caminhos para seguir. Deus oferece apenas um e sabemos que não é fácil, mas é o único que vale a pena percorrer, pois os caminhos tortuosos nos levam para lugares aplanados.
Não somos ovelhas sem pastor e não ficamos à deriva dos ventos e tempestades. Temos um Pai amoroso e atento que deu a vida pelo rebanho e desejou que mantivéssemos um relacionamento com ele.
Quando nos prontificamos a falar e principalmente a ouvir sua voz, é impossível errar o caminho.
Conclusão
Conversar com Deus é desnudar a nossa alma, é colocar diante dele todos os anseios, os desejos mais profundos, sejam eles apetecíveis ou não; é chorar lágrimas nunca derramadas, é ser inteiro em nossa incompletude; é rasgar-se sem medo de machucados, é colocar os joelhos no chão e não querer mais levantá-los diante de uma presença tão sublime; é desabafar o que antes era inaudível, é desafogar o que vivia nos afogando. É esperar um ato de misericórdia e recebê-lo.
Se falarmos de forma contínua com Deus, faremos a nossa coleção de flores crescer em outros jardins.
Aplicação
Você tem falado com Deus constantemente? É ciente de que Deus tem um desejo de se revelar a você através da oração? Examine-se agora mesmo e identifique o que tem atrapalhado a sua conversa com Deus.
Oração
Senhor,
Que o meu primeiro anseio pela manhã seja estar junto a Ti. Que nada venha roubar a alegria de conversar com o Senhor, de ouvir a sua voz e que nada tenha sucesso em calar a minha ao clamar seu doce nome. Que antes de tudo, que eu tenha mais prazer de estar contigo e de me abrir para o Senhor que qualquer outra coisa.
Em nome de Jesus, amém.

Deixe um comentário.