INDICAÇÃO DE LEITURA – MULHERES EM APUROS – MARTHA PEACE

Todas nós, em alguns momentos de nossa vida, precisamos de conselhos. Não importa a proporção do problema que enfrentamos, é natural ficarmos confusas sobre a decisão correta a tomar e procuramos alguém em quem confiamos para nos auxiliar e apresentar a situação sob uma nova perspectiva.

Amigos são essenciais nestes momentos; ter uma amiga para aconselhar é maravilhoso, mas ainda melhor é ter uma amiga que esteja munida da palavra de Deus e nos confronte com as verdades ali escritas.

É justamente isso que a autora Martha Peace[1] proporciona no livro “Mulheres em Apuros”. Acostumada a aconselhar mulheres como parte de seu ministério na igreja local, ela decidiu expandir seus conhecimentos e conselhos bíblicos para outras mulheres que enfrentam situações semelhantes às das que a procuram. Peace se apresenta como uma amiga que já precisou de conselhos no início de sua jornada cristã e que ainda está em constante aprendizado.

Os temas abordados realmente fazem parte do dia a dia de toda mulher, da luta que travamos, que pode parecer pequena aos olhos de outros, mas que causam grandes estragos. O livro é dividido em três partes:

Parte um

Na primeira parte do livro, a autora trata e aconselha mulheres que enfrentam contrariedades com outras pessoas. Sabemos que lidar com o próximo, seja ele cristão ou não, nem sempre é fácil e exige sabedoria e discernimento em muitos momentos. Peace, sempre de acordo com as Escrituras e com exemplos práticos, discorre sobre Fofoca e Difamação, Ligações Emocionais e Idólatras, Manipulação e Sentimentos Feridos.

A autora traz aconselhamentos para não somente se formos vítimas dessas situações, mas também quando somos as causadoras e em como podemos resolvê-las.

Parte dois

Sem percebermos, podemos ser o nosso próprio inimigo. Na parte dois, a autora explana alguns reveses que causamos conosco. Às vezes, pior que resolver situações adversas com o outro, é a necessidade de encarar os problemas do nosso próprio coração. Nesse contexto, a autora aborda temas em que muitas mulheres podem sentir segurança ao lidar com eles, mas que ao final, saem perdendo: Vaidade, TPM e Legalismo.

Parte três

Finalmente, na última parte do livro, Martha Peace apresenta temas relacionados com o mundo. Nesse momento do livro, a autora disserta sobre questões que estão em voga e que, talvez, nunca saiam dos destaques devido ao pensamento secular dos que carregam determinadas bandeiras. A autora fala sobre a Influência Feminista, O Papel das Mulheres na Igreja e Provações.

Em todo o livro, Peace é didática e utiliza a narrativa informal, como se realmente estivesse falando a uma amiga e utiliza uma linguagem simples e esclarecedora. Em cada capítulo, há ilustrações de assuntos hipotéticos para reflexão e ao finalizá-lo, propõe exercícios como uma forma de fixar o que foi explanado (prepare um caderno para responder e fazer anotações).

Se você faz parte do ministério de aconselhamento da sua igreja, os temas tratados e expostos podem ser de grande auxílio; é perfeito também para mulheres que lideram pequenos grupos de estudos para outras mulheres, seja na igreja ou nos lares.

No apêndice do livro, a autora elaborou diversos exercícios sobre salvação, da pessoa de Jesus Cristo, cruz, pecado etc., é recomendado principalmente para as iniciantes na fé cristã.


[1] Martha Peace é formada em enfermagem pelo Grady Memorial Hospital School of Nursing. Desenvolve seu ministério na área de aconselhamento bíblico, tendo recebido seu treinamento pelo National Association of Nouthetic Counselors. É casada há 41 anos com Sanford Peace; ambos são membros da Igreja Bíblica da Fé, onde Martha ministra estudos bíblicos para senhoras. Martha é autora de diversos livros, um deles, “Esposa Excelente” publicado em português pela Editora Fiel.




Descubra mais sobre ELLA CRISTÃ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Um livro com fundo rosa.

Deixe um comentário.

Descubra mais sobre ELLA CRISTÃ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo