“Depois de ser cristã, a maneira mais preciosa concedida por Deus para ajudar-me foi as Escrituras.”
P. 11
Todas nós, em alguns momentos de nossa vida, precisamos de conselhos. Não importa a proporção do problema que enfrentamos, é natural ficarmos confusas sobre a decisão correta a tomar e procuramos alguém em quem confiamos para nos auxiliar e apresentar a situação sob uma nova perspectiva.
Amigos são essenciais nestes momentos; ter uma amiga para aconselhar é maravilhoso, mas ainda melhor é ter uma amiga que esteja munida da palavra de Deus e nos confronte com as verdades ali escritas.
É justamente isso que a autora Martha Peace[1] proporciona no livro “Mulheres em Apuros”. Acostumada a aconselhar mulheres como parte de seu ministério na igreja local, ela decidiu expandir seus conhecimentos e conselhos bíblicos para outras mulheres que enfrentam situações semelhantes às das que a procuram. Peace se apresenta como uma amiga que já precisou de conselhos no início de sua jornada cristã e que ainda está em constante aprendizado.
Os temas abordados realmente fazem parte do dia a dia de toda mulher, da luta que travamos, que pode parecer pequena aos olhos de outros, mas que causam grandes estragos. O livro é dividido em três partes:
Parte um
“Todos os vossos atos sejam feitos com amor.”
1 Coríntios 16.14
Na primeira parte do livro, a autora trata e aconselha mulheres que enfrentam contrariedades com outras pessoas. Sabemos que lidar com o próximo, seja ele cristão ou não, nem sempre é fácil e exige sabedoria e discernimento em muitos momentos. Peace, sempre de acordo com as Escrituras e com exemplos práticos, discorre sobre Fofoca e Difamação, Ligações Emocionais e Idólatras, Manipulação e Sentimentos Feridos.
A autora traz aconselhamentos para não somente se formos vítimas dessas situações, mas também quando somos as causadoras e em como podemos resolvê-las.
Parte dois
“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.”
Gálatas 5.16-17
Sem percebermos, podemos ser o nosso próprio inimigo. Na parte dois, a autora explana alguns reveses que causamos conosco. Às vezes, pior que resolver situações adversas com o outro, é a necessidade de encarar os problemas do nosso próprio coração. Nesse contexto, a autora aborda temas em que muitas mulheres podem sentir segurança ao lidar com eles, mas que ao final, saem perdendo: Vaidade, TPM e Legalismo.
Parte três
“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.”
1 João 2.15
Finalmente, na última parte do livro, Martha Peace apresenta temas relacionados com o mundo. Nesse momento do livro, a autora disserta sobre questões que estão em voga e que, talvez, nunca saiam dos destaques devido ao pensamento secular dos que carregam determinadas bandeiras. A autora fala sobre a Influência Feminista, O Papel das Mulheres na Igreja e Provações.
Em todo o livro, Peace é didática e utiliza a narrativa informal, como se realmente estivesse falando a uma amiga e utiliza uma linguagem simples e esclarecedora. Em cada capítulo, há ilustrações de assuntos hipotéticos para reflexão e ao finalizá-lo, propõe exercícios como uma forma de fixar o que foi explanado (prepare um caderno para responder e fazer anotações).
Se você faz parte do ministério de aconselhamento da sua igreja, os temas tratados e expostos podem ser de grande auxílio; é perfeito também para mulheres que lideram pequenos grupos de estudos para outras mulheres, seja na igreja ou nos lares.
No apêndice do livro, a autora elaborou diversos exercícios sobre salvação, da pessoa de Jesus Cristo, cruz, pecado etc., é recomendado principalmente para as iniciantes na fé cristã.
“Quando eu era jovem, as mulheres tinham problemas. Agora elas têm “questões”. Independentemente do nome que você usa, eles são muito aflitivos para as aquelas que os enfrentam. Há respostas claras e suficientes nas Escrituras para a mulher cristã. Espero que, a partir deste estudo, você tenha obtido um quadro claro e bíblico de qual é o seu problema e, pela graça de Deus, encontrado a solução.”
P. 133
[1] Martha Peace é formada em enfermagem pelo Grady Memorial Hospital School of Nursing. Desenvolve seu ministério na área de aconselhamento bíblico, tendo recebido seu treinamento pelo National Association of Nouthetic Counselors. É casada há 41 anos com Sanford Peace; ambos são membros da Igreja Bíblica da Fé, onde Martha ministra estudos bíblicos para senhoras. Martha é autora de diversos livros, um deles, “Esposa Excelente” publicado em português pela Editora Fiel.

Deixe um comentário.