COMO SER UMA MULHER DE DEUS?

Uma mulher segurando uma flor

(Parte I)

Estudo ministrado por Paul David Washer
Na Igreja do Salvador, Peru, em junho de 2012

Introdução

Vivam conforme a Palavra de Deus, não somente na igreja, mas também na família. Muitas vezes a igreja é fraca por que a família é fraca. Em vez de seguirmos o exemplo de Cristo e os princípios bíblicos, temos aprendido do mundo e, por causa da nossa falta de conhecimento, a família e oscrentesestão sendo destruídos.

Na semana passada nós estudamos sobre o papel do homem na família em Efésios 5 e Gênesis 1, e de vez em quando vamos retornar a esse tema. Mas hoje vamos pensar mais nas mulheres. Eu ensineie exortei os homens, e vou continuar a fazê-lo, mas hoje vamos falar da esposa. E na semana que vem, se Deus quiser, vamos estudar sobre os pais e os filhos, pois eu vejo atualmente que a família muitas vezes é como um circo, onde os filhos são os que lideram e controlam, e não deve ser assim.

A família deve ser um lugar de paz, um lugar de amor e de disciplina e obediência; quando os filhos correm, caminham, brincam e gritam como selvagens, há problemas na família, e o problema principal é o pai, sim, é o pai. Mas hoje vamos falar mais sobre o papel da esposa.

Vamos começar em 1 Pedro 3:1-7:

Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; 2 Considerando a vossa vida casta, em temor. 3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; 4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. 5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. 7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

Oremos irmãos:

Pai, nos apresentamos diante de ti, em nome do teu Filho Jesus Cristo. Senhor, nossa maior necessidade é sermos conformados à imagem do teu Filho, não somente na igreja, Senhor, mas também na família. Senhor, temos aprendido tantas coisas antibíblicas. Ajuda-nos a crescer na sabedoria, a rejeitar os pensamentos mundanos e danosos, e a recebermos como leite puro, Senhor, a sabedoria da tua Palavra. Senhor, ajuda-nos a sermos transformados, não conforme as doutrinas e heresias deste mundo, mas conforme a tua Palavra para que sejamos exemplos da tua graça, não somente como homens ou mulheres, mas em nossos matrimônios e famílias. Senhor, ajuda-me também a falar em espanhol, a comunicar as verdades da tua Palavra; e, Senhor, eu te peço tudo isso em nome do teu Filho, Jesus Cristo. Amém.

Submissão Bíblica

Versículo 1: “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos”.

Na semana passada nós estudamos um pouquinho sobre o que significa o homem ser o cabeça da família. O homem tem autoridade na família como cabeça, mas não como César, mas como o Senhor Jesus Cristo. Nós, como homens, como cabeças na família, devemos viver vidas muito sacrificiais e usar nossa autoridade para abençoar as nossas famílias. Muitos homens atualmente usam os textos bíblicos para manipular e oprimir os demais, mas isso não deve acontecer.

O que significa que sou cabeça, que tenho autoridade em minha família? Eu sou responsável por ler mais as Escrituras, eu tenho que orar mais, eu tenho que trabalhar mais, eu tenho que refletir mais a vida e glória de Cristo. Essa é a minha responsabilidade. Devo guiar a minha família não somente por meio do ensino da Palavra de Deus, mas também por meio do meu exemplo.

É muito fácil pregar, pois as pessoas somente escutam às suas palavrase, talvez, creiam que você é um homem de Deus. É mais difícil discipular crentes através do discipulado pessoal, pois eles podem conhecer algo da sua vida. Todavia, há algo ainda mais difícil: viver a vida em família, pois ali todos os seus erros se manifestam.

Irmãos, novamente, vejam o que aconteceu, em somente cinco minutos: nós pretendemos falar sobre a mulher, mas ainda estamos falando sobre os homens. Por quê? Porque é bíblico. A família depende do comportamento do homem e do que significa ele ser o cabeça.

Agora, o que significa submeter-se ao seu esposo? Significa o seguinte: você deve honrá-lo, respeitá-lo e reconhecer que, na família, ele tem autoridade. Como o homem deve responder? Com amor, misericórdia e sacrifício.

Por exemplo, como eu disse na semana passada, que se temos que tomar uma decisão importante na família, eu não vou tomar a decisão sozinho, mas falarei com minha esposa e se ela e eu estivermos de acordo, então vamos fazê-lo. Se ela não estiver de acordo, então isso é como um luz vermelha para mim e eu devo orar mais, devo buscar mais conselho, devo orar e conversar mais com ela, até que cheguemos a um acordo. Mas o que ocorre se não chegarmos a um acordo e tivermos que tomar a decisão? Então, devo assumir a minha responsabilidade e tomar a decisão. E se eu estiver correto em minha decisão, não devo gloriar-me disso, mas se eu estiver enganado, ela não deve se gloriar.

Esposa, é muito difícil ser a autoridade em uma família. É muito difícil ser o homem da família. O homem tem que tomar muitas decisões e ele não é perfeito, ele cometerá equívocos. Se você quiser prejudicar o seu marido, se quiser prejudicar a sua família, se quiser ocasionar danos aos seus filhos, então quando o seu esposo errar, você deve simplesmente ficar atrás delese queixando e o acusando, e fazendo com que a vida dele se torne uma miséria. É difícil ser homem, é difícil ter a autoridade na família.

Quando o seu esposo errar, você deve animá-lo e respeitando-o para que ele venha a ser conformado à imagem do Filho de Deus e para que ele chegue a ser o homem que deve ser. Você não transformará o seu esposo ao critica-lo, ao lutar contra ele; não aja assim. Ele nunca chegará a ser como Cristo com uma esposa que possui um espírito crítico. Nunca.

Se você quiser que o seu esposo seja o homem que deve ser, você tem que ser um instrumento do Senhor para a transformação dele. E você só pode ser esse instrumento ao se submeter às Escriturase ao se comportar como as Escrituras ordenam.

Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos”. A palavra “semelhantemente” é muito importante, porque conecta esse texto ao que o precede. No capítulo 2, Pedro está falando do sofrimento do cristão e de como ele deve responder ao sofrimento. Vamos ler 1 Pedro 2:20-25:

Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteadose sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. 21 Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22 O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. 23 O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 25 Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas. Semelhantemente, vós, mulheres…

Então, o que Pedro está nos ensinando? Primeiramente, ele está falando aos crentes que estavam sofrendo coisas horríveis por parte do governo romano e também dos judeus — alguns haviam sido mortos como mártires. Em meio à forte perseguição, como os cristãos devem agir? Não devemos guerrear, não devemos maldizer, não devemos nos contrapor aos que nos perseguem, mas devemos nos submeter à soberania de Deus, como Jesus ensinou em Mateus 5: Devemos orar pelos que nos perseguem e bendizer aos que nos maldizem.

E, agora, ele diz: Esposas, façam o mesmo! Quando o seu esposo não se comportar como um cristão maduro, como você deve responder? Brigando? Sendo desrespeitosa? Discutindo fortemente com ele, como vocês fazem? Como devem responder? Se nós temos que nos submeter à perseguição por parte das autoridades, dos que querem tirar as nossas vidas, quanto mais nós devemos responder corretamente no casamento. E aqui é onde encontramos o problema. Deus não tem dado o que você merece. Deus não tem dado o que lhe é devido. O que você merece? O inferno, a ira de Deus! As suas melhores obras merecem o quê? O inferno, a ira de Deus! Deus não tem dado o que você merece. O problema do casamento é este: o esposo crê que deve dar à sua esposa o que ele pensa que ela merece e a esposa responde ao esposo conforme o que ela pensa que ele merece. E, essa é a fonte de todas as nossas lutas.

Basicamente o homem diz: “Se a minha esposa me respeitar, eu a amarei”. E a mulher diz: “Se o meu esposo me amar, eu me submeterei a ele”. Mas isso é uma mentira! Estamos enganando a nós mesmos. Por quê? Você está dizendo que obedecerá se o seu esposo ou se a sua esposa agir bem. Mas Deus sempre age bem. Deus nunca falhou e você se recusa a se submeter a ele. Há algo que você deve perceber: Deus é o centro do casamento e eu devo me comportar de acordo com o que ele me diz e não conforme o que minha esposa merece.

O homem diz: “Bem, quando a minha esposa me respeitar, então eu a amarei”. Mas aqui está o problema. A esposa sempre falhará. O respeito da esposa nunca será perfeito. Então, o homem sempre terá desculpa para não amar a sua esposa. Da mesma forma, uma mulher diz: “Eu só respeitarei o meu marido quando ele me amar”. Mas o amor dele sempre terá falhas. Sempre! E sempre a mulher terá desculpas para não respeitar o seu esposo.

Todavia, aqui está o que vocês têm que entender: é Deus quem está ordenando estas coisas a vocês. É Deus. E ele nunca dá desculpas para a sua desobediência. Eu tenho que amar a minha esposa, mesmo que me pareça que ela não merece. E ela terá que me respeitar quando, às vezes, não sou merecedor de seu respeito. E aqui está o problema: nós pensamos que por meio de reclamações e por meio de exigir os nossos direitos podemos consertar os nossos casamentos. Uma pergunta: Alguma vez isso funcionou? Nunca. Você consegue pensar em quantas vezes já brigou com o seu esposo, exigindo os seus direitos, demandando que ele cumpra o que um esposo deve cumprir. Você ganhou algo? Nunca. Apenas mais uma briga, nada mais. Apenas uma guerra. Em vez de exigir os nossos direitos, o que devemos fazer? Devemos seguir a Palavra de Deus. Devemos obedecer a Deus.


Traduzido e publicado em português pelo website oEstandarteDeCristo.com, com a permissão da autora, sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License.

Transcrição e tradução feita a partir das legendas do vídeo, Como ser una Mujer de Dios (Youtu.be/fsWfO96s0U4) Por: Paul Washer © HeartCry Missionary Society | http://hcmissions.com

Transcrição por Camila Almeida


Uma resposta para “COMO SER UMA MULHER DE DEUS?”.

  1. Avatar de A MULHER DE DEUS – TORNANDO-SE ESTER – ELLA CRISTÃ

    […] Leia também COMO SER UMA MULHER DE DEUS? […]

    Curtir

Deixe um comentário.

Descubra mais sobre ELLA CRISTÃ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo